GUARDA MUNICIPAL IRÁ FISCALIZAR PESCA IRREGULAR NO LAGO MARACÁ, EM GUAÍRA

Embora sendo artificial, o Lago Maracá, em Guaíra, está sujeito a legislação ambiental no caso do cometimento de crimes ambientais.

Nos últimos dias, devido às chuvas que aumentaram o nível das águas do lago e a movimentação da sedimentação, os peixes passaram a se alimentar mais, propiciando a pesca abundante em suas margens.

No entanto conformou a pesca aumentou cresceu também os relatos de pescas irregulares e até maus tratos a animais aquáticos.

Segundo os denunciantes alguns pescadores estariam usando várias “lambadas ou trelas” (anzóis com três pontas) em uma mesma linha e “chicoteando” o fundo do lago para acertar os peixes. Tal procedimento fisga qualquer parte do corpo do peixe, mas, no entanto, fere muitos animais que podem morrer posteriormente.

Outra denuncia seria de que alguns frequentadores ao fisgarem cágados (quelônio aquático) estariam colocando os animais com o casco para baixo no asfalto, sob o sol, para que o animal não consiga se mover, o que é considerado maus tratos e tipificado como crime ambiental.

Em contato com a Prefeitura de Guaíra, o Departamento de Ouvidoria, informou que já foi cientificado do problema e adotou as medidas para preservação dos animais do Lago.

A Guarda Civil Municipal irá fazer a fiscalização no intuito de conscientização e orientação sobre as práticas corretas e de preservação ambiental. No caso de irregularidades o infrator poderá se abordado pelos GCMs que acionarão a Polícia Militar Ambiental para a medidas pertinentes.

Matéria Portal Guaíra Informa