VEGETAÇÃO SOB A PONTE DO RIO GRANDE EM COLÔMBIA, DEIXA AUTORIDADES EM ALERTA

As autoridades ambientais e também dos departamentos de estradas de rodagem de São Paulo e Minas Gerais, estão em alerta fazendo o monitoramento das condições da Ponte “Gumercindo Penteado” instalada por sobre o Rio Grande entre os municípios de Colômbia (SP) e Planura (MG).

O alerta é referente ao grande acúmulo de vegetação aquática junto aos pilares da ponte que foi construída em 1954 e já apresenta deterioração devida a sua longevidade.

Na última semana Furnas Centrais Elétricas, por meio de empresa contratada, fez a remoção dessa vegetação, mas o material continua se acumulando uma vez que deriva do Rio Pardo que tem sua foz no Rio Grande.

Esse material orgânico que ficava fixado as margens dos rios Mogi e Pardo com a cheia se soltou e segue a correnteza até chegar ao Rio Grande se prendendo nos pilares da ponte, exercendo forte pressão em sua estrutura.

A Ponte Gumercindo Penteado recebe diariamente grande tráfego de veículos de passeio e principalmente de grande porte para a destinação da produção industrial e agrícola de São Paulo para o resto do país, sendo também uma das principais rotas de interligação das regiões sudeste e sul com o centro-oeste e norte do Brasil.

Matéria: Portal Guaíra Informa