CONSELHEIRO TUTELAR MINISTRA PALESTRA SOBRE GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA PARA JOVENS DA SOGUBE

O Conselheiro Tutelar de Guaíra, Evaldo Gabriel, esteve nesta manhã de sexta-feira, 27, ministrando uma importante palestra para os jovens atendidos pela SOGUBE, Sociedade Guairense de Beneficência. O tema foi “Gravidez na Adolescência”.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a gestação nesta fase é uma condição que eleva a prevalência de complicações para a mãe, para o feto e para o recém-nascido, além de agravar problemas socioeconômicos já existentes. A taxa de gestação na adolescência no Brasil é alta, com 400 mil casos/ano.

Diversos fatores concorrem para a gestação na adolescência. No entanto, a desinformação sobre sexualidade e direitos sexuais e reprodutivos é o principal motivo. Questões emocionais, psicossociais e contextuais também contribuem, inclusive para a falta de acesso à proteção social e ao sistema de saúde, englobando o uso inadequado de contraceptivos.

Evaldo Gabriel ressalta que um dos mais importantes fatores de prevenção a gravidez na adolescência é a informação. Além da gestação inoportuna, sem a devida prevenção e orientação, os jovens estão sujeitos as infecções sexualmente transmissíveis, como HIV e sífilis, por exemplo.

Para o conselheiro, o encontro foi extremamente positivo. “A reunião foi muito proveitosa. Os jovens se mostraram interessados sobre o tema e pude repassar a eles todas as experiências que vivi ao longo dos anos como conselheiro tutelar”, disse Evaldo.

Matéria: Portal Guaíra Informa c/ dados do Ministério da Saúde