CORTES NO ASFALTO PARA INSTALAÇÃO DE TÓTENS EM GUAÍRA: QUEM DEVE CONSERTAR?
Estão sendo instalados em Guaíra 25 Postos Avançados de Segurança (totens de monitoramento) em decorrência de contrato de aluguel firmado entre a Prefeitura Municipal e a empresa prestadora do serviço. O contrato prevê o gasto de R$ 4.816. 800,00 (Quatro milhões, oitocentos e dezesseis mil e oitocentos reais), por 1 ano de aluguel dos equipamentos.
Para que os totens tenham energia elétrica, em vários pontos onde os mesmos estão sendo instalados, foram feitos cortes no asfalto que quase causaram acidentes por terem ficado profundos e não contarem com sinalização de alerta para os condutores de veículos. Após diversas reclamações a prefeitura fez a calafetação dos buracos, amenizando o problema, restando a colocação da massa asfáltica que segundo a prefeitura está sendo concluída nesta sexta-feira em alguns pontos.
Esses cortes no asfalto ocasionaram o questionamento feito por um munícipe sobre quem deve arcar com os custos desses reparos. A empresa contratada, por quase R$ 5 milhões, ou a Prefeitura Municipal?
O Portal Guaíra Informa encaminhou esse questionamento ao Departamento de Comunicação da atual administração, por volta das 09h00 de quinta-feira, 26, obtendo a ‘nota retorno’ da gestão no início da tarde desta sexta-feira, 27.
Diz a nota enviada pelo Departamento de Comunicação: “A empresa fica responsável pela manutenção dos equipamentos instalados e CCO. Já a manutenção asfáltica fica sob responsabilidade da prefeitura, que já está fechando os cortes, finalizando hoje algumas áreas”. Presume-se que CCO seja Centro de Controle Operacional do sistema de monitoramento.
O Item 7 do terno de referência para realização dessa contratação trata das obrigações da contratante, ou seja, da Prefeitura de Guaíra, e em seu subitem “e” prevê que a ‘CONTRATANTE deverá fornecer a energia elétrica 110/220 volts e ponto de conectividade (internet) com banda mínima de 30 MB nos locais de instalação dos equipamentos’.
O mesmo termo de referência traz também os locais onde devem ser instalados os totens de segurança. Confira:
– Praça São Sebastião; Entrada principal (Avenida Acácia Guairense); trevo das Antas com Avenida José Cavenaghi; Anel Viário com a Rodovia Paulo Borges de Oliveira – trevo do Posto Carretão; Anel Viário com Estrada da Antenor Carlos Nogueira, Trevo Predilecta; terminal rodoviário; três totens próximos ao Parque Maracá; 10 equipamentos próximos às escolas municipais e estaduais (CEI Josefina, CEI Chubaci, EMEF Vera Vitali, EMEF Francisco Gomes, ETEC, EMEF Padre Mario Lano, EMEF Vicencina, E.E. Enoch, E.E. Dalva e E.E. Zezinho); USF José Vilela – da Vila Aparecida; Anel Viário com Estrada Guerino Talarico (Guaritá); Estrada Guerino Talarico, Trevo da saída antes da ETE Santa Quitéria; Avenida José G. Junqueira – Saída da Mata; Avenida José Flores – Saída do final da Cohab II; e Residencial Muraishi – Rua 28.