FEBRE AMARELA: COM CASO CONFIRMADO NO ESTADO E MACACO INFECTADO COM A DOENÇA NA REGIÃO, VIGILÂNCIA DE GUAÍRA ENTRA EM ALERTA
No dia 23 janeiro de 2023 foi registrado 1 caso de Febre Amarela no Estado de São Paulo na cidade de Vargem Grande do Sul, divisa com Minas Gerias, próxima à cidade de Poços de Caldas. Anteriormente, em 23 de dezembro de 2022 houve a notificação de 1 caso de Febre Amarela em primata não humano (macaco Bugio), em Uberaba. Considerando a proximidade do nosso município com o Estado de Minas Gerais e também o grande fluxo de pessoas entre os dois Estados, torna-se de grande importância a vacinação da população guairense como medida preventiva contra esta doença.
O imunizante tem carência de aproximadamente 10 dias para que ocorra produção satisfatória de anticorpos, assim todos aqueles que ainda não se vacinaram devem procurar a unidade de saúde, mais próxima de sua residência, munidos de documento de identificação com foto e carteira de vacinação para que possam regularizar sua situação, principalmente aqueles que tenham a intenção de viajar para áreas endêmicas para a Febre Amarela ou praticar atividades em regiões de mata ou próximo delas.
Atualmente a vacina contra a doença deve ser administrada a partir dos 9 meses de idade.
DEVE TOMAR QUEM:
Recebeu apenas uma dose da vacina Febre Amarela antes de completar 5 anos de idade: deverá receber uma dose adicional, independentemente da idade;
Pessoas com 60 anos ou mais de idade: poderão ser vacinadas, em especial para as residentes ou viajantes para as localidades com evidência de circulação do vírus da Febre Amarela (casos de Febre Amarela em humanos ou epizootias), sempre associada à avaliação do risco relacionado às comorbidades nessa faixa etária.
Viajantes para áreas com evidência de circulação do vírus Febre Amarela (em humanos ou epizootias), não vacinados: a vacinação para viajantes deve ser realizada pelo menos com 10 dias de antecedência.