VÍDEO; TROTE UNIVERSITÁRIO PERTO DA UPA BLOQUEIA PASSAGEM DE AMBULÂNCIA EM BARRETOS

Um trote universitário nas imediações da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Barretos (SP) na noite de segunda-feira (13) dificultou atendimentos de emergência em saúde feitos com auxílio de ambulâncias.

Segundo testemunhas, estudantes do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb) bloquearam a Avenida Professor Roberto Frade Monte e a Rua Vinte e Quatro, impedindo a passagem de veículos.

Um vídeo mostra o momento em que uma ambulância, com luzes e sirene ligados, tenta passar pelo trecho a caminho do atendimento para um morador que estava em crise convulsiva, por volta das 21h. De acordo com uma testemunha, que não quis se identificar, a equipe foi hostilizada pelos jovens no meio da rua.

“Com muito custo o pessoal deixou abrir o caminho. Nós fomos xingados e foi meio tenso lá. Tinha som, pessoal pulando em cima de carro, uma zona. As sirenes e as luzes de emergência estavam ligadas e o pessoal trancando a passagem”, diz.

No vídeo é possível ver centenas de jovens na rua, dificultando a passagem.

“Nós paramos porque não tinha como ir nem para a frente e nem para trás. A gente desceu da ambulância, dando tapas na parte de fora para o povo poder sair porque a gente precisava passar. A gente estava com prioridade. Para ir até a ocorrência a gente tinha que passar ali, não tinha outro lugar”

A testemunha conta que a via era a única rota para o endereço do paciente, no bairro Fortaleza. Quando a ambulância chegou ao local, a pessoa já havia socorrida por terceiros por causa da demora.

Outro vídeo compartilhado nas redes sociais mostra um grupo grande de jovens tomando o cruzamento, dançando em cima do capô de carros e acelerando motos.

Funcionários da UPA e a Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), responsável pelo encaminhamento de pacientes, acionaram a Polícia Militar.

O que diz a instituição

Em nota, o Unifeb informou que as aglomerações ocorreram fora do campus, que não são de responsabilidade da instituição, mas que oficiou a Polícia Militar para que o policiamento nas redondezas seja reforçado nesta semana a fim de coibir qualquer manifestação que interfira na ordem pública ou segurança dos alunos.

A instituição disse que todos os estudantes são orientados sobre o impedimento de trote ou qualquer manifestação estudantil que cause agressão física, moral ou outras formas de constrangimento dentro do campus.

Segundo o Unifeb, a instituição fez ampla divulgação nas redes sociais e grupos de WhatsApp de alunos sobre essa orientação.

O g1 entrou em contato com a Prefeitura de Barretos e com a Polícia Militar, mas não obteve um posicionamento até a publicação desta matéria.

Fonte: G1