BUGIOS FÊMEAS RESGATADAS E RECUPERADAS PELO ZOO DE GUAÍRA VÃO PARA SANTUÁRIO EM ASSIS
Nos meses de outubro e novembro de 2022, o Zoológico Municipal Joaquim Garcia Franco, de Guaíra, resgatou duas fêmeas de Bugio Preto (Aluatta caraya). Ambas tinham ferimentos gravíssimos e de origem desconhecida.
Os animais foram acolhidos pela equipe técnica do zoológico e receberam o atendimento veterinário. Apesar dos esforços da equipe, os ferimentos dos animais eram muito graves e ocasionaram a perda de membros.
A recuperação foi longa, difícil e demandou muita dedicação de toda a equipe com curativos e medicações diários, suplementação vitamínica e, até fisioterapia para a melhora do quadro.
Há cerca de um mês, a equipe do Zoo começou a aproximação das duas fêmeas para que pudessem fazer companhia uma à outra. E, após um período de quase 30 dias, elas foram finalmente colocadas juntas no mesmo recinto.
Agora, está sendo feita mais uma etapa no procedimento de resgate e acolhimento de animais com o transporte das bugios para a cidade de Assis, onde funciona a APASS – Associação Protetora de Animais Silvestres – uma entidade, sem fins Lucrativos, não governamental, que atua na defesa do meio ambiente, em especial à fauna silvestre, educação ambiental e atividades de apoio técnico e científicos. Uma instituição que tem excelente estrutura para receber os animais, uma vez que a necessidade de cuidado com estas macacas que perderam membros do corpo é constante.