CONSELHO TUTELAR DE GUAÍRA MOBILIZA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO NO COMBATE À EVASÃO ESCOLAR

Na tarde desta terça-feira, 14, os conselheiros tutelares de Guaíra, Evaldo Gabriel, Juliana Gonçalves, Taís Nara Ferreira, Aline Tomé e Jeniffer Emanuela promoveram uma importante reunião com a coordenação da Rede Municipal de Educação.

Na pauta do encontro estava o combate à evasão escolar e também à violência doméstica tendo como vítimas crianças e adolescentes, além do atendimento e a inclusão de estudantes com necessidades especiais.

Segundo Evaldo Gabriel foi solicitado um ‘olhar’ mais atento de professores e monitores em relação a crianças que possam apresentar lesões e marcas pelo corpo; “Em sala de aula, como a criança ali permanece por horas, o professor pode verificar esse tipo de situação bem como analisar o comportamento da criança ou do adolescente e assim avisar ao Conselho Tutelar para que possamos tomar as providências cabíveis”, disse o conselheiro.

Sobre a evasão escolar o Conselho Tutelar comunicou aos coordenadores da educação que quer ser informado assim que for verificado que o aluno está com número considerável de faltas. “Estamos fazendo um trabalho de ponta no combate a evasão escolar e quanto antes formos comunicados sobre a ausência da criança ou do adolescente poderemos dar início ao atendimento e ao acompanhamento para verificarmos as causas dessas ausências e assim criar o diagnóstico para resolver o problema logo no começo, podendo trazer a criança novamente para a sala de aula”, explicou Evaldo.

Essa mobilização pretende tirar as crianças da rua e colocá-las em unidades educacionais e também em entidades de atendimento.