AGENTES DE TRÂNSITO MULTAM 23 MOTORISTAS FILMANDO ACIDENTE EM RIBEIRÃO PRETO

A Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) multou 23 motoristas que usavam o celular para filmar um acidente que ocorreu na manhã desta segunda-feira (20) em Ribeirão Preto (SP).

As multas foram aplicadas na Avenida Maurílio Biagi, zona Sul da cidade. Por volta da 1h20, um motorista bateu contra um poste na via. Segundo testemunhas, o homem disse que dormiu ao volante. Ele foi socorrido e levado a um hospital.

Pela manhã, a cena do carro preso ao poste tombado chamou a atenção de quem passava pelo local. Uma das faixas precisou ser interditada, e com o trânsito lento, muita gente sacou o celular para filmar o acidente e compartilhar o vídeo nas redes sociais.

Infração gravíssima

O instrutor Daniel Castro de Assis, do Serviço Social do Transporte (Sest) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), explica que o motorista que usa o celular enquanto dirige pratica infração gravíssima, conforme o artigo 252, parágrafo único, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A multa é de R$ 293,47 e o motorista ainda leva sete pontos na carteira de habilitação.

“Temos um trânsito muito violento em que as pessoas estão desatentas. O motorista não esquece de mexer no celular, mas esquece de dar uma seta e de fazer uma parada mais segura com distância do veículo da frente. O trânsito é um ambiente compartilhado e que precisa ser seguro para todos nós chegarmos em casa vivos e bem”, diz Assis.

De acordo com o instrutor, os motoristas multados nesta segunda-feira correram o risco de causar outros acidentes.

“Especificamente nessa situação em que o motorista está passando por um local onde já teve acidente, ele deveria aumentar a atenção. Mas, nesse caso, desfoca sua atenção para filmar. É uma situação muito mais perigosa onde um outro acidente pode acontecer”.

A infração não é exclusividade das cidades. Nas rodovias, é comum ver motoristas envolvidos em acidentes por causa da distração causada pelo uso de celular na direção, inclusive em trechos já sinalizados.

“Temos casos de acidentes no trânsito quando o local já está sinalizado. Mesmo assim, por curiosidade de alguns condutores, eles diminuem a velocidade e consequentemente diminuem a velocidade do trânsito”, diz o tenente Renan de Júlio Viola, da Polícia Militar Rodoviária.

Fonte: G 1