BOTÃO DE PÂNICO, PORTÕES FECHADOS, CONCERTINA: VEJA O QUE CIDADES DA REGIÃO DE GUAÍRA PROMETEM PARA AMPLIAR SEGURANÇA EM ESCOLAS

Aulas com portões fechados, controle de acesso, inclusive por meios eletrônicos, câmeras e até uso de botão de pânico estão entre as medidas de segurança nas escolas municipais anunciadas por prefeituras da região de Guaíra diante de recentes ataques envolvendo estudantes e professores em outras partes do país.

Em um levantamento feito pela reportagem, autoridades municipais confirmaram medidas já adotadas ou o planejamento de novas ações em ao menos 32 cidades. (continuar lendo abaixo)

Recentes ataques têm preocupado as autoridades públicas. Há duas semanas, uma professora foi morta e quatro pessoas ficaram feridas na Escola estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia, Zona Oeste da capital paulista. Pela rede estadual, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou a contratação de psicólogos e seguranças desarmados.

A maioria das localidades consultadas confirmou reuniões entre diferentes órgãos públicos para discutir ações integradas e contratações. Previsões orçamentárias, no entanto, não foram informadas pela maior parte das cidades.

VIGILÂNCIA COM AGENTES

Uma das medidas mais imediatas tomadas pelos municípios foi o reforço na vigilância das escolas, seja por meio de guardas municipais, seja por meio do apoio da Polícia Militar com a ronda escolar, ou ainda por intermédio de segurança privada.

CONTROLE DE ACESSO

Manter escolas com portões fechados durante as aulas e estabelecer controle de acesso, seja por meio de treinamento pessoal, seja por métodos eletrônicos como videoportaria, também estão nos planos de cidades.

CÂMERAS, SENSORES E BOTÃO DE PÂNICO

A adoção de tecnologias também faz parte do planejamento das prefeituras, embora quase nenhuma ainda tenha efetivamente divulgado os custos que isso pode ocasionar. Entre os equipamentos mais mencionados estão câmeras de monitoramento e botões de pânico, a serem utilizados em caso de emergência para que as autoridades sejam comunicadas rapidamente.

O QUE AS PREFEITURAS INFORMARAM

Guaíra

A Prefeitura de Guaíra, em mais uma de suas ações, pretende implantar neste momento preocupante a vigilância 24hrs nas unidades escolares do município. (…) A diretoria municipal de Educação ficará responsável pela contratação, através de processo licitatório, de uma empresa com a intenção de fornecer profissionais da segurança para as unidades, mantendo a vigilância durante e após o período de aulas.

(…) Desde o atentado à escola em Santa Catarina, na última quinta-feira, 06 de abril, a Guarda Civil Municipal intensificou o patrulhamento escolar, com presença dos guardas nas unidades durante entrada e saída dos alunos e também durante o período de aulas, conversando e orientando os diretores, coordenadores, professores, funcionários e os próprios estudantes.

(…) Além disso, a Diretoria Municipal de Educação se reuniu com a Polícia Militar e Guarda para definir um plano de trabalho, com objetivo de aumentar a segurança nas escolas municipais, estaduais e particulares. Foi solicitado que as escolas comuniquem imediatamente as forças policiais, caso notem qualquer pessoa em atitude suspeita nas proximidades. Além disso, a Educação já está agendando palestras envolvendo o assunto: Segurança Escolar, com professores e familiares. Colóquios que serão ministrados por policiais, com intuito de orientar todos acerca de atitudes que podem mitigar riscos à segurança da comunidade escolar.

TOTENS NAS ESCOLAS

O município de Guaíra, antes mesmo do ocorrido em Santa Catarina, já vinha no processo de instalação de um avançado sistema de monitoramento de segurança por imagens, com totens instalados por toda a cidade. Equipamentos, que contam com câmeras de altíssima definição, com a central de operações gerida pela GCM. Algumas escolas já recebem este monitoramento, e outros equipamentos aguardam processo de homologação da CPFL para entrar em funcionamento. Sistema que tem, entre seus objetivos, monitorar 24 horas por dia diversos pontos estratégicos, dentre estes as escolas.

A diretoria municipal de educação também está em processo para aquisição de monitoramento interno de toda a rede.

Barretos

Foram anunciadas novas medidas de segurança para as unidades escolares de Barretos. A ampliação da Atividade Delegada; mudança no protocolo de acesso às escolas e combate às fake news são algumas das ações apresentadas. O plano é uma ação conjunta entre as secretarias municipais de Educação e Ordem Pública e as Polícias Civil e Militar.

Bebedouro

O prefeito, Lucas Seren, informa que entre as principais mudanças, está a instalação de sirenes de emergência ligadas diretamente às forças policiais, que serão acionadas através de um botão de pânico. “Apesar da necessidade de implantarmos toda uma estrutura de segurança, não há motivo para pânico, pois, as escolas de Bebedouro estão seguras, não havendo ameaças ao bom andamento das aulas. Já nos casos que necessitem de um enfrentamento, a Prefeitura através da Secretaria de Segurança Pública realizará ações de forma coordenada, também contando com a GCM através do reforço das rondas, e dos trabalhos da Central de Monitoramento, instalando 200 câmeras pela cidade”, diz o prefeito.

Colina

A Prefeitura Municipal de Colina, independente dos fatos acontecidos recentemente, sempre se preocupou com a segurança dos alunos e colaboradores, haja vista que há anos vem priorizando e investindo recursos na segurança das escolas da Rede Municipal de Ensino por meio da adoção de diversas medidas, tais como:

distribuição gratuita de uniformes para facilitar a identificação dos alunos nas dependências escolares;

apoio de psicólogo educacional nas escolas;

controle de acesso com porteiro eletrônico em todas as escolas;

proibição de comercialização de produtos por terceiros nas escolas;

instalação de alarmes e grade;

aldeamento de muros com instalação de lanças e concertinas;

monitoramento das escolas por câmeras;

contratação de vigilância itinerante para proteção do patrimônio escolar.

Em decorrência dos fatos acontecidos recentemente, intensificamos nossas medidas de proteção, desde a última segunda-feira, reforçando a segurança de todas as escolas com a contratação de 1 segurança particular para cada unidade.

A Polícia Militar, por meio da Ronda Escolar, também tem sido muito atuante para a segurança das escolas do município e desde a última semana intensificou o patrulhamento preventivo interno e externo em todas as unidades (municipal, estadual e particular), sendo as reuniões do Comandante do grupamento militar com o Executivo e o Legislativo muito frequentes.

Colômbia

A Prefeitura do Município de Colômbia iniciou hoje, 10 de abril, a intensificação na segurança em todas as Unidades Escolares do município.

A medica foi por conta de alguns fatos acontecidos em outros estados que fizeram com que outras pessoas cometessem os mesmos crimes em cidades diferentes. Diante disso, o prefeito Júlio César dos Santos, em trabalho conjunto a Secretaria de Educação, determinaram a contratação de profissionais de segurança para cada escola ( um segurança por prédio), intensificando a segurança, e tranquilizando os alunos, pais ou responsáveis, professores e colaboradores das nossas unidades.

A Prefeitura também esclarece que não houve nenhuma suspeita de ataque na cidade, que esta medida é uma forma preventiva para evitar futuros atentados, ou quaisquer ações que coloque em risco a integridade e segurança de alunos e profissionais da educação do município.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, as aulas seguem normalmente em todas as unidades.

Franca

Como forma de garantir mais segurança e proteção aos alunos e profissionais, que trabalham em escolas e creches parceiras, a Secretaria Municipal de Educação tem adotado novas medidas. Uma das medidas, que entrou em vigor nesta terça-feira, 11, por determinação do prefeito Alexandre Ferreira, é que todas as escolas e creches tenham um vídeo porteiro. Desse modo, a entrada de pessoas fora do período de alunos só será autorizada, mediante identificação visual. Para agilizar a instalação do equipamento, cada unidade terá dinheiro e autonomia para contratar os profissionais para este serviço. Ao todo, serão 103 vídeos porteiros.

A Secretaria de Educação também encaminhou, na segunda-feira, um novo protocolo de entrada e saída dos alunos. A orientação é que pais e responsáveis deixem e retirem as crianças, no portão das unidades e os profissionais busquem os estudantes para acompanhá-los até a sala de aula, evitando fluxo maior de pessoas no interior das escolas e creches. Além disso, os pais ou responsáveis que decidirem buscar ou levar as crianças em horário diferente do habitual nas unidades, deverão preencher um formulário, justificando o motivo e um funcionário da escola acompanhará durante todo o trajeto esse estudante, garantindo que ele saia ou chegue na unidade em segurança.

 

Fonte: G1 Ribeirão/Franca