EXCLUSIVO: SANTA CASA CONFIRMA CASO DE GRIPE POR INFLUENZA A EM GUAÍRA

O Portal Guaíra Informa recebeu na manhã desta quarta-feira, 19, a informação de que na Santa Casa teria sido registrado um caso de gripe, causado pelo vírus Influenza A, estando o paciente internado em isolamento.

O Portal procurou confirmar a informação junto ao Departamento de Comunicação da Prefeitura que agendou uma entrevista na sede da Santa Casa de Guaíra para que o assunto fosse tratado.

Além do jornalista Wilson Ferrari (Portal Guaíra Informa) participaram da reunião o Diretor de Saúde do município, Dr. Cervantes da Silva Garcia e o médico infectologista e Coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospital da Santa Casa, Dr. Thiago Cesar Pardi. (continuar lendo abaixo)

Na ocasião Dr. Thiago expôs uma série de protocolos adotados pela Santa Casa no enfrentamento de doenças infectocontagiosas e fez questão de tranquilizar a população ao confirmar o caso da doença.

Segundo o médico, “o paciente, que tem idade superior a 65 anos, foi internado no sábado, 15, com quadro febril associado a sintomas respiratórios e pneumonia bacteriana em tratamento”.

De acordo com Dr. Thiago foi realizado o teste de COVID 19 antes da internação com resultado negativo conforme protocolo interno do Serviço de controle de Infecção Hospitalar da Santa Casa. “Como o paciente manteve febre, o serviço de infectologia, em associação com o médico assistente, abriu um leque de investigação para outras doenças e na segunda-feira, 17. foi realizado teste de Influenza A que teve resultado positivo”, explicou o médico.

Dr. Thiago enfatizando que de imediato foi iniciado o tratamento específico com “Oseltamivir” conforme manda o protocolo do Ministério da Saúde.

 “O paciente, devido a excelente melhora, recebeu alta hoje, quarta-feira, 19, para continuidade dos cuidados em domicílio” finalizou Dr. Thiago salientando que a família está sob monitoramento para o risco de possível, contágio.

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

Dr. Cervantes Garcia fez questão de frisar a importância da população aderir a vacinação contra a gripe que está em curso no município, abrangendo a população com comorbidades.

As pessoas contempladas neste público devem procurar a Unidade de Saúde da sua região para serem imunizadas.

INFLUENZA A

O Portal da Saúde explica o que é a Influenza A

O que é a Influenza A?

Antes de entender o que é a Influenza A, precisamos voltar um pouco e definir alguns termos importantes. Primeiro, em conceitos gerais, não há diferença entre gripe e Influenza, são dois nomes para classificar uma mesma patologia.

Influenza vem do vírus causador da doença e gripe é seu nome popular aqui no Brasil. Outro ponto que merece ser ressaltado é que existem diferentes tipos e subtipos da gripe. Isso significa que o vírus da Influenza pode ser do tipo A, B e C, além de contar com variantes em cada uma dessas classes.

Dessa forma, quando há um caso classificado como Influenza A, isso significa que o tipo de vírus que provocou a infecção no sistema respiratório era do primeiro tipo, a gripe A.

Principais subtipos de Influenza A

Já que citamos o que é Influenza A, é importante conhecer, em detalhes, as características do vírus que causa esse tipo de gripe, assim como os principais subtipos da doença e as particularidades que fazem deles os principais responsáveis pelas epidemias sazonais todos os anos.

A Influenza A é a gripe causada por um vírus que possui duas variedades de proteínas na membrana que o reveste. Essas proteínas são a hemaglutinina (H) e a neuraminidase (N). A quantidade de moléculas de cada proteína pode variar de acordo com o vírus e subtipo da gripe.

Por exemplo, um vírus com cinco moléculas H e uma molécula N irá provocar a Influenza A H5N1, um vírus com uma molécula de cada causa a Influenza A H1N1 e um com três moléculas H e duas N provoca a Influenza A H3N2.

Sintomas da Influenza A

Em relação aos sintomas da Influenza A, dificilmente eles serão diferentes de outros tipos de gripe. A variação na evolução do quadro ou intensidade dos sintomas não pode ser atribuída à cepa causadora da infecção.

Para saber qual tipo de vírus uma pessoa gripada acabou contraindo, apenas exames clínicos mais específicos são capazes de apontar um diagnóstico preciso nesse último nível.

Com isso em mente, podemos afirmar enfim que os sintomas da Influenza A seguem os clássicos da gripe, que são:

febre alta, acima de 38 ºC, e com início repentino;

dor de cabeça e no corpo;

garganta inflamada ou dolorida;

congestão nasal e coriza;

tosse;

espirros;

fadiga e indisposição.

Quem tem a imunidade baixa ou imatura, como é o caso de idosos ou crianças, os sintomas podem ser mais fortes e persistentes, além de ter maior risco de ocorrer quadros com náusea, vômito e diarreia junto dos demais.

Nesses grupos, o risco de complicações também é maior, por isso é tão importante que eles recebam a dose anual da vacina da gripe.