MOTORISTA TERIA CONFIMADO INTERRUPÇÃO NO TRANSPORTE ENTRE GUAÍRA E BARRETOS PELA SANTA MARIA

Na última terça-feira, 18, o vereador Denir Ferreira dos Santos, durante pronunciamento na Câmara Municipal, confirmou que foi informado pela Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo) de que a empresa Santa Maria deixará de fazer a linha entre Barretos e Guaíra, depois de décadas prestando o serviço.

Segundo a agência, o motivo seria as dificuldades da empresa em manter em funcionamento a linha entre as duas cidades, que transporta, principalmente, trabalhadores.

Segundo ainda o vereador, a Artesp teria informado que está sendo providenciada a realização de uma licitação para que uma nova empresa possa começar a operar a linha intermunicipal. Não foi informado quando o serviço será paralisado.

O Jornal de Barretos Regional, ‘JBR’, em matéria publicada em sua edição desta sexta-feira, 21, informou que entrou em contato com a sede da empresa em Barretos e com a matriz em Pradópolis por diversas vezes, mas as ligações não foram atendidas.

O jornal também informou que um motorista da Santa Maria teria confirmado, à reportagem, a veracidade da informação e que funcionários já estão se desligando da empresa. O motivo da paralisação seria o grande número de passageiros que pagam apenas metade do valor da passagem, tornando a linha pouco rentável.

Em nota enviada a imprensa, nesta quinta-feira, 20, a Prefeitura de Guaíra afirmou que tomou conhecimento do assunto pelos meios de comunicação da cidade e que o Procon teria oficiado a Artesp para obter informações concretas sobre a real situação e o que pode ser feito para evitar futuros prejuízos aos usuários.

“É importante destacar que o Procon Guaíra iniciou a solicitação e não foi procurado por nenhum usuário ou consumidor do serviço. É fundamental seguir os critérios legais e consultar a reguladora para entender a real situação do problema. Como a interrupção ainda não ocorreu, o Procon pode orientar os usuários sobre a situação, uma vez que a empresa tem que cumprir suas obrigações de acordo com a concessão da linha junto ao Artesp.

O Procon Guaíra incentiva os consumidores a registrarem suas reclamações, e após a reguladora responder o ofício que foi enviado em 19/04/2024, o Procon Guaíra repassará as informações aos usuários do coletivo”, diz a nota da Administração Municipal guairense.