HÁ 81 MESES COM INTERVENÇÃO MUNICIPAL NA SANTA CASA, PREFEITURA DE GUAÍRA NÃO RESPONDE SE PRETENDE DEVOLVER GESTÃO DO HOSPITAL À SOCIEDADE CIVIL

No último dia 1º de abril completou mais um ano da Intervenção Municipal da Prefeitura de Guaíra na Santa Casa decretada em 2015 pelo, então, prefeito Sérgio de Mello (PT).

A justificativa, na ocasião, era o caráter emergencial para garantir atendimento médico à população, após a renúncia da antiga provedoria, que tinha como presidente o advogado Dr. Edvaldo Botelho Muniz, que já foi vereador no município pelo Partido dos Trabalhadores.

Em 2017, quando assumiu a administração municipal, o então Prefeito José Eduardo Coscrato Lelis, nomeou Dr. Eder Batista Conti da Silva, também advogado, como interventor da Santa Casa, mas já demonstrava sua intenção em devolver a gestão do hospital para a sociedade civil.

No mesmo ano, em 1º de julho de 2017, após eleição na entidade, foi eleito como provedor, o empresário Jonas Nogueira Lellis, que viria, aproximadamente, 15 meses depois, no final de setembro de 2018, juntamente com sua diretoria, renunciar à administração do Hospital.

Em 2 de outubro do mesmo ano foi nomeado para a função, o contabilista, Márcio José Bento que ficou no cargo até a posse do prefeito Antônio Manoel da Silva Júnior, em 2021, quando no dia 24 de novembro, nomeou a advogada Dra. Emiliana Alves Ferreira Ribeiro Stechile, como interventora do Hospital, que foi substituída na função com a nomeação pelo Chefe do Executivo da servidora Franciene Lucas em 9 de maio de 2022.

Todo esse período, de 2015 até hoje, descontando os 15 meses da gestão de Jonas Nogueira Lellis, chega-se a 81 meses de intervenção do município na Santa Casa.

A expectativa de setores interessados da comunidade, é saber se o atual governo tem interesse ou não em devolver a gestão do hospital para a sociedade civil, por isso observa-se:

O Estatuto da Santa Casa de Misericórdia de Guaíra, de 31 de julho de 2018, estabelece em seu capítulo III, do artigo 18º em diante, que anualmente deverá ser convocada assembleia para prestação de contas e apresentação de interessados em concorrer, no mês de março, à mesa administrativa da instituição. A referida assembleia deve ser convocada no mês de fevereiro de cada ano. (confira abaixo trecho do estatuto)

Como não houve a publicação do referido edital, conforme prevista em Estatuto, o Portal Guaíra Informa encaminhou questionamento para a administração municipal no último dia 18 de abril, por meio do Departamento de Comunicação, indagando o seguinte:

“1 – A Prefeitura de Guaíra, por meio da Intervenção Municipal na gestão da Santa Casa, pretende convocar eleição para eleição de nova mesa diretora da instituição?

2 – A Prefeitura pretende devolver a gestão da Santa Casa à sociedade civil? Quando?

Embora o referido departamento tenha informado que estaria encaminhando o questionamento para os setores competentes, passada uma semana do envio das perguntas, até as 14 hrs desta segunda-feira, 24, nenhuma resposta foi enviada ao Portal Guaíra Informa para esclarecimento da população.

Nos últimos meses têm crescido as reclamações da população pelo atendimento oferecido pela unidade hospitalar do município.