EDVALDO MORAIS OFICIA PREFEITURA DE GUAÍRA POR ESCLARECIMENTOS SOBRE SUPRESSÃO DE VEGETAÇÃO DA MATA DO TAÍS

Após matéria veiculada pelo Portal Guaíra Informa na última quinta-feira, 27 de abril, com reclamações da população sobre a, suposta, retirada de árvores da Reserva Ecológica “Euripa Geloni”, a conhecida Mata do Taís, o vereador Edvaldo Morais (PSDB) esteve no local e indignado afirmou que levará o assunto ao Ministério Público por meio de denúncia a ser apresentada.

A prefeitura de Guaíra negou que tenha havido a retirada de árvores afirmando que no local foi feito o serviço de ‘aceiro’, limpando a divisória entre a mata e o alambrado que a cerca, reduzindo as chances de incêndios no período de estiagem e também o trânsito de animais silvestres que habitam o local. A administração também informou que a ação foi tomada em decorrência das reclamações dos moradores próximos sobre o lixo que era jogada no interior da reserva.

Por meio do Requerimento Nº 52/2023, apresentado na Câmara Municipal, o vereador Edvaldo Morais oficiou o Governo Municipal, para em um prazo de 15 dias, podendo ser prorrogado por igual período, encaminhe toda a documentação técnica com os laudos referentes e as pertinentes autorizações para que a supressão da vegetação pudesse ser feita na Reserva Ecológica.

Abaixo seguem os questionamentos formulados pelo parlamentar em requerimento enviado ao Governo Municipal guairense.

‘1- A Prefeitura Municipal de guaíra realizou a retirada de árvores da Reserva Ecológica ‘Euripa Geloni’, a conhecida Mata do Taís? Se sim, enviar o laudo técnico e/ou de decisão que autorizou a retirada de tais árvores.

2- No mesmo local, foi noticiado pela imprensa, que a Prefeitura realizou serviço de aceiro na reserva, qual a justificativa para a realização de tal ação? Enviar o laudo técnico e/ou de decisão que autorizou tal serviço’.