POLÍCIA DE BEBEDOURO PROCURA ACUSADO DE DEIXAR CACHORRO AMARRADO A PLACA. ANIMAL MORREU
A Polícia Civil tenta identificar o homem que abandonou um cachorro amarrado a uma placa de trânsito em Bebedouro (SP). O animal foi achado morto na manhã desta segunda-feira (15) e o caso deixou a população revoltada.
Imagens de câmeras de segurança mostram quando um homem aparece por volta das 5h30 na Rua Oswaldo Garrido com a Rua Jesus Vicente Conde, no bairro Centenário, amarra o animal e vai embora caminhando. O cão ainda tenta ir atrás dele.
Por volta das 7h, a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal foram acionadas por moradores que passavam pelo local com os filhos a caminho da escola e se deparam com o animal morto, possivelmente por asfixia.
A cena, segundo a atendente Késia Almeida, que trabalha ao lado do local, era chocante.
“O pano estava amarrado muito forte. Ele estava com a boca bem aberta, muito magrinho também. O pano estava muito esticado, muito forte e colocaram alto [amarrado]. Ele estava muito preso. Meu coração ficou despedaçado. Aqui é um bairro tranquilo, a gente cuida dos animais de rua. É revoltante”, diz Késia.
Revoltada, a dona de casa Rose Costa, que é protetora de animais, afirma que nunca presenciou uma situação com essa em 15 anos de atuação. Emocionada, ela cobra punição do responsável.
“A corda estava muito pequena, não conseguia nem mais deitar, é bem chocante. Eu não me lembro de casos parecidos. Como chega numa situação dessa? Muito desumano o ser humano. Eu não aceito, é uma atrocidade o que essa pessoa fez. Espero que esse cara seja punido, que as pessoas aprendam a amar e a respeitar os animais.”
Investigação
Segundo o delegado João Vitor Silvério, a causa provável da morte do animal é asfixia. A perícia apontou que a corda que o mantinha preso tinha cerca de 70 centímetros e estava a 90 centímetros do chão.
“Aparentemente, ele morreu por asfixia. A gente presume que quando ele deixou o animal preso pelo pescoço, ele [cachorro] deve ter se movimentado pra tentar sair e possivelmente ele deu voltas em volta do próprio pescoço e causou a morte dele.”
Silvério disse que os policiais estão em busca de mais imagens de câmeras de segurança para poder chegar ao suspeito. Vizinhos ao local também devem ser chamados para prestar depoimento.
O suspeito deve responder por maus-tratos contra cachorro, que tem pena de dois a cinco anos de prisão.
Quem tiver informações que possam levar ao suspeito pode entrar em contato pelo telefone 190, da Polícia Militar, ou pelo (17) 3342-2233, da Delegacia de Proteção aos Animais.
Fonte: G1 Ribeirão