COM VANDALISMO ACONTECENDO, POPULAÇÃO QUESTIONA EFICIÊNCIA DO MONITORAMENTO ELETRÔNICO ALUGADO PELA PREFEITURA DE GUAÍRA

Após relatos de que atos de vandalismo estariam acontecendo na cidade de Guaíra, mesmo em locais onde estão instaladas câmeras, por meio de totens, do sistema de monitoramento eletrônico alugado pela Prefeitura Municipal, a população começa a questionar a eficiência dos equipamentos.

Na madrugada da última sexta-feira, 26, vândalos, supostamente, teriam danificado os brinquedos existentes na Praça Isabel Lellis, localizada às margens do Lago Maracá, no Bairro Paranoá. Acredita-se que tenha havido vandalismo, pois segundo servidores públicos todos os brinquedos teriam quebrado de uma só vez, mas já foram consertados e estão a disposição da população.

Na esquina do espaço público, no cruzamento da Rua 24 com a Avenida 31, tem um totem instalado pela Prefeitura Municipal e espera-se que, caso tenha havido vandalismo, as câmeras possam ter captado imagens dos infratores.

Recentemente na Câmara Municipal, vereadores apontaram ações delituosas no Bairro Aniceto Carlos Nogueira em local que também estaria sendo monitorado pelos equipamentos.

A expectativa é de que as imagens capturadas pelo sistema, que segundo a própria administração municipal, ficam armazenadas por 7 dias possam auxiliar na identificação dos vândalos para que os mesmos possam responder por seus atos.

O sistema de monitoramento eletrônico foi alugado pela atual administração com custo previsto de R$ 4.800.000,00 (4 milhões e oitocentos mil reais) por ano, o que levaria a uma despesa média mensal de R$ 400 mil.