ZOOLÓGICO MUNICIPAL DE GUAÍRA INICIA CONSTRUÇÃO DE NOVOS VIVEIROS. ESPAÇO FICARÁ FECHADO DURANTE AS OBRAS

A prefeitura de Guaíra iniciou a obra de reforma e construção de novos viveiros no Zoológico Municipal Joaquim Garcia Franco. Os recursos utilizados para as modificações são oriundos do programa MIT (Município de interesse turístico) e do tesouro municipal. Para isso, na próxima segunda-feira, dia 26 de junho, o local fechará por tempo indeterminado.

Entre as mudanças, estão:

– Viveiro de Imersão de Aves – um recinto que integrará as pessoas com a natureza. As crianças poderão entrar e interagir com as aves, principalmente os papagaios e as araras.

– Viveiro para a onça parda – viveiro específico para grandes felinos, pois atualmente, a onça parda se encontra em um espaço inadequado e pequeno. O novo viveiro contará com um lago e locais para refúgio para evitar o stress e melhorar a qualidade de vida do animal.

– Novo recinto para antas, capivaras e pacas – será construída uma maternidade com local para descanso e um grande lago com 1,5 metros de profundidade para as antas e capivaras. A anta, provavelmente, será cedida pelo zoológico de São José do Rio Preto e as capivaras já compõem o plantel local.

UM ZOO QUE CUIDA

De acordo com a Prefeitura, o Zoológico de Guaíra é um espaço diferenciado, pois não existe apenas para exibir, mas sim para cuidar, já que é a única instituição na região que recebe somente animais silvestres capturados, acidentados ou apreendidos pela Polícia Ambiental, faz tratamento e a devida destinação. Os animais que ficam em exibição no Zoo são apenas aqueles que não podem ser reintroduzidos na natureza por estarem sob “imprinting” – que é um comportamento diferente do que deveria desempenhar na natureza e por esse motivo não conseguiriam sobreviver.