VÍDEO; EM GUAÍRA: MUNÍCIPE DENUNCIA SUPOSTA DEMORA NO SOCORRO A ACIDENTADA

Na manhã de sexta-feira, 23, em vídeo que circula nas redes sociais um munícipe denuncia a suposta, demora no socorro a uma senhora que teria sofrido uma queda ao transitar pela região central da cidade de Guaíra.

No vídeo o munícipe, que cita nominalmente o prefeito Junão e fala das constantes mudanças no quadro de funcionários de confiança do atual governo, relata que fazia meia hora que a senhora aguardava pelo socorro e que a ambulância que compareceu ao local não teria os equipamentos necessários para o atendimento (confira o vídeo abaixo).

O Portal Guaíra Informa encaminhou o vídeo para a Prefeitura de Guaíra questionando o que teria acontecido e quais explicações seriam dadas para a população.

Em nota, a atual administração, por meio da Diretoria de Saúde informou que a ambulância que aparece nas imagens seria a chamada “ambulância taxi” utilizada no transporte de pacientes, sendo que o socorro à senhora em questão teria que ser feito por uma viatura do SAMU que possui todo o suporte necessário. A ‘Ambulância taxi’ não seria autorizada a fazer esse tipo de resgate, pois poderia agravar o quadro da acidentada.

O Governo Municipal diz ainda que durante o aguardo da viatura do SAMU a senhora teria tido o acompanhamento do pessoal que estava na ‘ambulância taxi’.

O Governo Municipal alega ainda que a demora no socorro pelo SAMU poderia ter sido motivada pela unidade móvel estar no atendimento de outra emergência.

CONFIRA ABAIXO ÍNTEGRA DA NOTA ENVIADA PELA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

‘A Diretoria Municipal de Saúde informa que a ambulância que aparece no vídeo é conhecida como “ambulância taxi”, para somente transporte de pacientes sem atendimento de urgência e emergência, equipada apenas por maca e oxigênio, não sendo específica para resgates. A única ambulância preparada e autorizada para atendimentos como este é do SAMU, solicitado através do 192, de competência do próprio, que faz atendimento de urgência e emergência. Neste caso, a ambulância taxi foi solicitada até o SAMU chegar, não sendo autorizada a fazer o atendimento ao acidentado, pois se houver trauma pode agravar o problema. A ambulância SAMU pode ter demorado pelo fato de estar em outra ocorrência naquele momento, mas a ambulância taxi esteve acompanhando até a chegada do SAMU. Lembrando que Guaíra está autorizada a obter somente uma ambulância SAMU, apesar de estar buscando mais uma unidade para o município.

Além disso, uma outra ambulância já foi solicitada para a rede pública de saúde e deve chegar em breve. O governo ressalta que está atento e fazendo o seu melhor para dar uma saúde de qualidade’.