EM GUAÍRA: VACINAS MENINGOCÓCICA E INFLUENZA SÃO PRORROGADAS

A prefeitura de Guaíra, através da Vigilância Epidemiológica, seguindo o cronograma da Secretaria Estadual da Saúde, está anunciando a prorrogação da vacinação contra a gripe e também a Meningocócica ACWY (Conjugada), em todas as Unidades de Saúde da Família do município.

INFLUENZA

A influenza está disponível até o final de julho, ou enquanto durar os estoques. A imunização está liberada para a população acima de seis meses de idade.

A vacina, desenvolvida pelo Instituto Butantan, é segura e eficaz. Como o vírus tem alta capacidade de mutação e muda suas características ao longo do tempo, é preciso se imunizar todos os anos. A cepa do vírus H1N1 usada em 2023, por exemplo, é diferente da que foi usada para produzir os imunizantes no ano passado.

MENINGOCÓCICA ACWY

Já a meningocócica ACWY (Conjugada) foi prorrogada para adolescentes de 13 e 14 anos de idade, até 31 de dezembro. Esta medida tem por finalidade a proteção contra a Doença Meningocócica – DM pelos sorogrupos A, C, W e Y, além de otimizar o uso das doses desta vacina, em virtude do seu baixo consumo nos últimos anos e da existência de quantitativo de doses da mesma. A vacina está indicada para adolescentes de 11 a 12 anos no calendário de rotina.

Na oportunidade, o Programa Estadual de Imunização reforça a importância de que sejam tomadas todas as medidas para que se aumente a adesão dos adolescentes à vacinação da Meningocócica ACWY (conjugada), assim como as demais vacinas do Calendário do Adolescente.