CÂMERAS FLAGRAM MULHER ABANDONANDO BOLSA FECHADA COM FILHOTES DE CÃES NO BAIRRO NOVA GUAÍRA. UM MORREU
Na tarde desta quarta-feira, 26, o departamento de Zoonoses e Bem-estar da Prefeitura de Guaíra foi acionado para uma ocorrência no bairro Nova Guaíra, onde uma mulher havia abandonado cinco filhotes em uma bolsa fechada, na rua Marginal. A suspeita estava em uma bicicleta, com uma criança na garupa.
O crime de abandono e maus tratos foi gravado por uma Câmera de vigilância da região. Moradores ouviram o choro, abriram a bolsa e chamaram o setor.
Nas imagens, percebe-se que ela abandona os filhotes dentro da bolsa fechada, o que acabou causando a morte de um dos filhotes, segundo a veterinária do governo municipal que atendeu o caso, Marina Tristão. “Eles estavam desidratados e ofegantes. Um dos cães morreu por hipóxia (falta de oxigênio), porque estava embaixo dos outros”, lamenta a profissional.
A prefeitura encontra-se com os filhotes, que estão sendo medicados. Eles também passarão por tratamento, medicação para eliminar ectoparasitas, vacinação e vermífugo para serem destinados à adoção. “Agora é cuidar bem deles para destiná-los a pessoas com bom coração. Nós garantimos a castração deles”, explica. Interessados em adotar estes sobreviventes podem entrar em contato pelo telefone (17)991650381.
O departamento fará o boletim de ocorrência e aguardará as devidas providências das autoridades policiais. Lembrando que a, de acordo com a Lei 9.605/98, artigo 32, a pena para quem comete o crime de maus-tratos aos animais, prevê três meses a um ano de detenção, e recentemente a pena para violência contra cães e gatos, aumentou de 2 a 5 anos de prisão. A pena é aumentada de um sexto a um terço se o crime causar a morte do animal.