FILHOTE DE LOBO-GUARÁ É TRANSFERIDO PARA ZÔO DE GUAÍRA

Um filhote de lobo-guará resgatado no município de Ipuã, foi encaminhado ao Zoológico Municipal Joaquim Garcia Franco, em Guaíra, na última terça-feira, dia 8 de agosto. Infelizmente, o bicho foi encontrado junto à sua mãe e outro filhote, ambos mortos por atropelamento. A Polícia Ambiental de Ituverava encaminhou o animal ao zôo de Guaíra está capacitado para acolher e cuidar de animais silvestres resgatados.

 Assim que chegou ao zoológico, a equipe técnica providenciou os devidos cuidados ao filhote. Foram realizados exames, como radiografias, que confirmaram a existência de uma fratura e algumas lesões na região da boca. Agora, o animal será encaminhado a outros exames no município de Ituverava, onde o zoológico de Guaíra possui um convênio com o hospital veterinário.

No entanto, apesar de todo o acolhimento, certamente, por ser filhote, este animal possivelmente ficará em cativeiro e não poderá ser devolvido à natureza.

Lobo-Guará

O lobo-guará está ameaçado de extinção no Brasil. Ele é classificado como “vulnerável” na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e como “em perigo” no Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção.

A perda de habitats naturais devido ao desmatamento, além da caça ilegal, são as principais ameaças enfrentadas pelo lobo-guará. A falta de áreas protegidas adequadas para sua conservação também é um fator preocupante.

Para tentar reverter esse quadro, várias iniciativas de conservação estão em andamento, como a criação de unidades de conservação, programas de reintrodução em áreas protegidas e ações de conscientização pública sobre a importância da preservação da espécie.

Imagem: Paulinho Fernandes