SANTA CASA FARÁ 120 CIRURGIAS DE CATARATA EM PACIENTES DE GUAÍRA E REGIÃO

Estão previstas a realização de 120 cirurgias de catarata, sendo que 99 desses pacientes sejam moradores de Guaíra e os demais sejam provenientes da região. Essa iniciativa tem como objetivo principal atender à demanda reprimida gerada pela pausa no procedimento devido a pandemia de Covid-19.

A pandemia paralisou as cirurgias eletivas, na rede SUS em todo o país, incluindo as de catarata. Na época essa medida foi necessária para evitar a propagação do vírus e para garantir que os profissionais de saúde pudessem se concentrar no atendimento aos pacientes infectados.

Essa suspensão teve um impacto significativo nas filas de espera em todo Brasil, o que não foi diferente para os pacientes da Santa Casa de Guaíra e região.

Com o passar do tempo, o número de pessoas aguardando pela cirurgia de catarata aumentou exponencialmente, o que gerou uma grande preocupação tanto para os pacientes quanto para o pessoal da saúde pública.

Diante dessa situação, o governo do estado de São Paulo determinou, por meio de resoluções, o repasse de incentivos financeiros para a realização dessas cirurgias, com o objetivo de diminuir as filas e atender à população de forma mais rápida.

A Santa Casa de Guaíra aderiu a essas portarias e, desde o ano de 2022, vem realizando um número significativo de cirurgias de catarata.

A CIRURGIA

A cirurgia de catarata é um procedimento oftalmológico muito comum, que tem como objetivo remover o cristalino opaco e substituí-lo por uma lente transparente artificial.

A catarata é uma das principais causas de perda de visão em todo o mundo e, por isso, é fundamental que haja um acesso rápido e eficiente a esse tipo de cirurgia.

É importante ressaltar que a catarata pode causar uma série de complicações visuais, como visão embaçada, perda de nitidez, sensibilidade à luz e dificuldade para enxergar à noite.