EXCLUSIVO: POLÍCIA AMBIENTAL CONFIRMA MULTA AO MUNICÍPIO DE GUAÍRA E AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO DE DANOS AMBIENTAIS POR DESMATAMENTO NA MATA DO TAÍS

No dia 27 de abril de 2023 o Portal Guaíra Informa veiculou, com exclusividade, uma matéria que demonstrava, com fotos, uma ação de supressão de árvores, aparentando danos ambientais, pela Prefeitura de Guaíra na Reserva Ecológico “Euripa Geloni”, a conhecida Mata do Taís. Para a ação a administração teria autorizado a derrubada de parte do alambrado que cercava o local e que foi construído por meio de recursos destinados pelo então Deputado Estadual, Roberto Engler para, justamente, proteger a reserva.

Questionado na ocasião, o Governo Municipal negou que teria havido a retirada de árvores, alegando que o serviço feito no local seria de ‘aceiro’, ou seja, de limpeza entre a área da mata e o alambrando, afim de ser evitar incêndios.

Não satisfeito com as explicações do Prefeito Antônio Manoel da Silva Júnior, o vereador Edvaldo Morais oficiou  ao Ministério Público e a Polícia Ambiental para que investigações sobre o caso fossem realizadas.

ATUALIZANDO

Mais uma vez, com exclusividade, o Portal Guaíra Informa traz informações sobre o andamento das denúncias que foram feitas.

De acordo com a Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, após a denúncia formulada pelo vereador Edvaldo Morais, a Polícia Ambiental esteve em Guaíra vistoriando o local elaborando o Boletim de Ocorrência Nº 11.298/15 maio/2023 que resultou em uma segunda ação do policiamento ambiental.

De acordo com a corporação, uma equipe retornou à Mata do Taís no dia 16 de junho, onde diante dos fatos expostos adotou medidas administrativas elaborando um A.I.A., Auto de Infração Ambiental, aplicando multa ao Município de Guaíra, embargando a mata e suspendendo qualquer tipo de atividade na área.

A Prefeitura de Guaíra deverá participar de uma audiência de atendimento ambiental para se manifestar sobre as infrações que lhe são impostas.