ATENÇÃO PESCADORES: PIRACEMA 2023/2024 COMEÇA NA QUARTA-FEIRA, 1º DE NOVEMBRO
Terá início na próxima quarta-feira, 1º de novembro, se estendendo até 28 de fevereiro do próximo ano a Piracema 2023/2024. Em São Paulo, a Polícia Militar Ambiental esclarece que as restrições à pesca no período de defeso são as mesmas dos anos anteriores. Portanto, quem gosta de pescaria deve ficar atento para não ter problemas com a fiscalização.
No estado de São Paulo a partir da data estabelecida fica proibida a pesca para todas as categorias e modalidades de peixes nativos. A medida ocorre na época de reprodução de peixes com o objetivo de impedir a pesca predatória e contribuir com a preservação das espécies.
ESPÉCIES ALÓCTONES E EXÓTICAS LIBERADAS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Durante o defeso, pescadores profissionais e amadores podem capturar espécies alóctones, que são aqueles peixes que vieram de outras bacias hidrográficas do Brasil. Também é permitida a pesca de peixes exóticos, que vieram de outro país.
Entre as espécies não-nativas encontradas nos rios de São Paulo estão o porquinho, a corvina, o apaiari, o tucunaré e até o pirarucu, todos da bacia Amazônica. O pescador também pode capturar durante o período de defeso, espécies que se tornaram comuns por aqui e que vieram da África: a tilápia e o bagre africano.