PRAÇA DO BOM JESUS, EM GUAÍRA, RECEBE NOME DO PRIMEIRO PREFEITO ENOCH GARCIA LEAL

De acordo com o Decreto nº 6934, de autoria do prefeito Antônio Manoel da Silva Júnior, de 09 de novembro de 2023, publicado no Diário Oficial desta sexta-feira, 10, à partir de agora “denomina-se “Enoch Garcia Leal” a praça localizada na Avenida Acácia Guairense, entre as avenidas 27 e 29, no Bairro Bom Jesus.

O primeiro Chefe do Executivo guairense também dá nome a uma escola estadual do município. No entanto, a mais recente edição da Revista do Legislativo, publicada em 2022, informa em sua página 16, que a praça do bairro Bom Jesus já tem o nome de Enoch Garcia Leal (confira print abaixo).

O decreto não traz nenhuma explicação sobre o porquê da nomenclatura como, por exemplo, se a homenagem feita no passado a Enoch Garcia Leal não teria sido registrada com a oportuna emissão do referido decreto, estando sendo feita agora a regulamentação da honraria.

HISTÓRICO

Enoch Garcia Leal

Nasceu em Guaíra aos 16 de maio de 1886, filho de João Garcia de Carvalho e Maria Luiza Garcia. Casou- se no dia 27 de junho de 1912, com Ana Alves Lelis.

O casal teve os seguintes filhos: Alírio, Maria Estela, Zuleica, Dalva, Enoch e José Adalberto. Na sua vida pública além de prefeito, foi vereador por mais de uma legislatura. Como atividade profissional, trabalhou numa firma de exportação de Café em Santos, foi comerciante e pecuarista em Guaíra.

Enoch, foi eleito prefeito de Guaíra, em 1929 pela Câmara de Vereadores, que acabavam de tomar posse em seus mandatos conforme as eleições realizadas. Governou o Município durante 17 meses, (18/05/1929 a 27/10/1930), pois a seguir aconteceu o golpe de Estado, e Getúlio Vargas assumiu o governo central e o Brasil conheceu um longo período ditatorial.

Mesmo com tão curto mandato, conseguiu trazer para Guaíra energia elétrica e organizou a parte burocrática referente ao funcionamento da Prefeitura, cuidou da estrutura de sustentação do novo Município.

Doou uma área de terrenos para construção e funcionamento do primeiro campo de pouso da cidade que media 700 metros de comprimento e 200 metros de largura. Estava localizada onde foi construído o conjunto habitacional “Mário Garcia da Costa”. Homem esclarecido e amante do progresso.

Possuía em sua fazenda um engenho de cana, modernamente instalado acionado a vapor e turbinas para a produção de açúcar, único com esse sistema no Município.

Faleceu em 25 de setembro de 1960. Em sua homenagem uma das escolas estaduais da cidade recebeu o seu nome EEPSG “Enoch Garcia Leal”, e a praça no bairro Bom Jesus da Lapa”. (Câmara de Guaíra)