PREFEITURA DE GUAÍRA DECRETA EMERGÊNCIA CONTRA A DENGUE

A Prefeitura de Guaíra publicou na edição desta terça-feira, 5, do Diário Oficial do Município, o Decreto nº 7064 de 4 de Março, que declara uma situação de emergência em saúde pública no município devido à proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.

O decreto leva em consideração as ações já em andamento do Ministério da Saúde e do Estado de São Paulo no combate às arboviroses. O documento destaca a necessidade de uma resposta urgente para o combate à dengue. Uma forte motivação é o surgimento do sorotipo Denv-3, que não era registrado no país há mais de 15 anos, também é apontado como preocupação adicional.

As mudanças climáticas causadas pelo fenômeno El Niño, com aumento de chuvas e temperaturas mais altas, juntamente com um Índice de Breteau acima do ideal, contribuem para a situação epidemiológica atual.

O foco principal do decreto estabelece a obrigatoriedade dos proprietários de imóveis particulares em promover a limpeza não só de lotes, mas também de qualquer espaço como calçadas, construções abandonadas, jardins e outros. As áreas sujas serão notificadas para que procedam a limpeza e, em caso de não cumprimento, o município pode fazer a limpeza do terreno, cobrando do proprietário posteriormente.

O decreto entra em vigor na data de sua publicação e tem validade de 180 dias, podendo ser prorrogado se a situação de emergência persistir.