ELEIÇÕES 2024: COMEÇA AMANHÃ, 7, JANELA PARTIDÁRIA PARA VEREADORES E VEREADORAS TROCAREM DE PARTIDO. EM GUAÍRA CRESCEM EXPECTATIVAS PARA MUDANÇAS NA CÂMARA MUNICIPAL
Vereadoras e vereadores que desejam mudar de partido político poderão fazer a troca de legenda a partir de amanhã, quinta-feira (7) sem perder o mandato. Este ano, a migração pode ser feita até 5 de abril, data final do prazo de filiação para quem pretende concorrer às Eleições Municipais de 2024. O período, conhecido como janela partidária, está previsto na Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/95) e beneficia candidatas e candidatos eleitos em pleitos proporcionais (vereadores, deputados estaduais, federais e distritais) e que estão em fim de mandato.
Em 2018, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que somente os eleitos em fim de mandato vigente poderão fazer a migração de legenda. Dessa forma, a regra abrange vereadoras e vereadores eleitos em 2020 e que vão se candidatar no pleito de outubro. Deputadas e deputados eleitos em 2022 só poderão usufruir da medida em 2026.
Já as candidatas e candidatos eleitos pelo sistema majoritário (prefeitos, governadores, senadores e presidente) podem trocar de partido a qualquer tempo sem perder o mandato, pois nesse caso o mandato é da pessoa eleita, não do partido. Segundo a Súmula nº 67 do TSE, “a perda do mandato em razão da desfiliação partidária não se aplica aos candidatos eleitos pelo sistema majoritário”.
Nos bastidores da política guairense são fortes os rumores de que alguns vereadores poderão aproveitar a “janela partidária” para mudarem de partido, em razão de descontentamentos ou problemas internos em suas atuais legendas.