GUAÍRA DEIXA DE EMITIR RG CONVENCIONAL E PASSA A FAZER AGENDAMENTO PARA RETIRADA DO CIN, A NOVA CARTEIRA DE IDENTIDADE. SAIBA COMO FUNCIONA

A informação é da Prefeitura Municipal. À partir de agora, Guaíra só fara agendamento para a retirada da Carteira de Identidade Nacional (CIN), também conhecida como novo RG. No entanto, é necessário atender a algumas exigências para obter esse documento.

Anteriormente, o governo exigia que o interessado fosse um usuário prata no App Gov.br para ter acesso à funcionalidade de agendamento. No entanto, agora qualquer pessoa que tenha uma conta no Gov.br, mesmo que seja apenas a conta bronze (conta básica), pode agendar a retirada da CIN. Essa mudança é extremamente positiva, pois permite que até mesmo as crianças possam realizar o cadastro.

É importante destacar que o processo de emissão do novo RG envolve o uso de outro aplicativo, o do Poupa Tempo. O interessado precisa utilizar esse aplicativo para marcar o horário. Caso o cidadão não possua o aplicativo em seu celular, será necessário realizar o download.

Dentro do aplicativo do Poupa Tempo, o interessado poderá fazer o agendamento para o Ganha Tempo de Guaíra, local onde serão realizados os procedimentos necessários para a retirada da Carteira de Identidade Nacional. Vale ressaltar que o agendamento é obrigatório e deve ser realizado com antecedência, a fim de garantir uma data e horário disponíveis.

Em caso de dúvidas sobre os procedimentos, o usuário pode entrar em contato com o setor de RG do Ganha Tempo, localizado na esquina da Rua 8 com Avenida 5. Lá, no setor de RG, tem pessoal disponível para oferecer auxílio e esclarecer quaisquer questionamentos.

Com essa atualização no agendamento da retirada da Carteira de Identidade Nacional em Guaíra, o Ganha Tempo não terá mais a possibilidade de emitir o RG estadual, que era o modelo antigo.

Lembrando que a implantação da CIN traz consigo diversos benefícios, como maior segurança, modernização e integração com outros documentos.

A principal vantagem da CIN é a segurança adicional que ela oferece. Com recursos avançados de identificação, com foto, impressão digital e QR code, fica mais difícil falsificar o documento. Isso ajuda a combater fraudes e garantir a autenticidade das informações apresentadas.

Outro ponto positivo é a modernização do processo de identificação. Com a CIN, não é mais necessário levar uma foto 3×4 para a emissão do RG. A fotografia é tirada na hora, no momento do atendimento, o que simplifica o processo e agiliza a solicitação.

Além disso, a integração com outros documentos também traz benefícios. A CIN possui um QR code que permite o acesso a dados adicionais, como informações de saúde e carteira de motorista, de forma segura e prática. Isso facilita a vida do cidadão, pois não é mais necessário portar múltiplos documentos.