VÍDEO; VEREADOR EDVALDO MORAIS REBATE ADMINISTRAÇÃO GUAIRENSE E LAMENTA DECISÃO DA POLÍCIA AMBIENTAL SOBRE MATA DO TAÍS

Em abril de 2023, moradores do bairro Residencial Taís denunciaram a retirada pela Prefeitura de Guaíra de árvores da Reserva Ecológica “Euripa Geloni”, a chamada do Taís.

Na ocasião o vereador Edvaldo Morais (PSDB) oficiou a prefeitura cobrando informações da administração guairense que negou que teria havido a supressão de árvores afirmando que no local foi feito o serviço de ‘aceiro’, limpando a divisória entre a mata e o alambrado que a cerca. Parte do alambrado foi derrubado para o que serviço fosse feito.

Não satisfeito com as explicações do governo Antônio Manoel da Silva Júnior, o vereador Edvaldo Morais oficiou ao Ministério Público e a Polícia Ambiental para que investigações sobre o caso fossem realizadas.

Após a denúncia, a Polícia Ambiental esteve em Guaíra vistoriando o local elaborando o Boletim de Ocorrência Nº 11.298/15maio/2023 que resultou em uma segunda ação do policiamento ambiental.

De acordo com a corporação, uma equipe retornou à Mata do Taís no dia 16 de junho, onde diante dos fatos expostos adotou medidas administrativas elaborando um A.I.A., Auto de Infração Ambiental, aplicando multa ao Município de Guaíra, embargando a mata e suspendendo qualquer tipo de atividade na área.

Nesta semana a Chefe do Departamento de Meio Ambiente de Guaíra, Estefane Siqueira, em vídeo divulgado nas redes sociais, informou que a Prefeitura teria provado junto a Polícia Ambiental que as árvores suprimidas seriam exóticas conseguindo a anulação da denúncia e da multa que havia sido aplicada, além de tecer duras críticas ao trabalho do vereador Edvaldo Morais.

Durante sessão da Câmara Municipal desta terça-feira, 2, em seu pronunciamento, Edvaldo Morais, rebateu as declarações da representante do Governo Municipal e lamentou a decisão tomada pela Polícia Ambiental sobre o caso. Acompanhe o vídeo.