META ANUNCIA O FIM DOS FILTROS NO INSTAGRAM; ENTENDA O QUE MUDA

Os filtros foram criados em 2017 pela plataforma; Meta Spark oferecia uma fonte de renda para diversos criadores.

A Meta, empresa dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, informou que os filtros deixarão de existir na plataforma, a partir de janeiro de 2025. Apenas os efeitos da própria Meta continuarão disponíveis nas plataformas, mas os filtros criados por usuários, marcas e demais ficarão indisponíveis. A mudança foi anunciada na terça-feira (27).

“Após uma avaliação completa, tomamos a decisão de encerrar a plataforma de ferramentas e conteúdo de terceiros do Meta Spark. Isso significa que os efeitos de realidade aumentada (RA) criados por terceiros — incluindo marcas e a nossa comunidade mais ampla de criadores de RA — não estão mais disponíveis a partir desta data”, disse a empresa de Mark Zuckerberg , em nota.

No entanto, o texto divulgado pela Meta cita os filtros RA, mas não fala sobre os tradicionais filtros que mexem com cores, luzes e outros ajustes mais simples. Os materiais já criados com filtros continuarão acessíveis, mas não será possível aplicá-los a novos conteúdos.

Fonte: A Cidade On