CASAL É PRESO PELA POLÍCIA CIVIL EM BARRETOS ACUSADO DE APLICAR GOLPE DA “BENÇÃO ESPIRITUAL” EM CIDADES DA REGIÃO

Na tarde desta sexta-feira, 20, a Polícia Civil de Barretos, por meio de ação conjunta de policiais civis da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (DISE) e da Central de Polícia Judiciária (CPJ), prendeu em flagrante um casal suspeito de praticar uma série de furtos qualificados mediante fraude em diversas cidades da região.

Os suspeitos, um homem de 32 anos e uma mulher de 37 anos, foram abordados no centro de Barretos, na Rua 20, entre as Avenidas 19 e 21, quando tentavam acessar uma caminhonete VW/Amarok, veículo utilizado nos crimes e que possuía um mandado de busca e apreensão expedido pelo Tribunal de Justiça de Goiás. Na abordagem, foi encontrada uma criança em companhia do casal.

Modus Operandi dos Crimes

As investigações indicam que o casal se especializou em ludibriar vítimas idosas, utilizando-se de artifícios que simulavam bençãos espirituais, a fim de ganhar a confiança das mesmas e subtrair objetos de valor e dinheiro.

Crime em Paulo de Faria (18/09/2024)

No município de Paulo de Faria, a vítima foi abordada em sua residência pela mulher, que se apresentou como benzedeira. Utilizando-se de um discurso sobre proteção espiritual, a suspeita convenceu a vítima a entregar-lhe duas correntes de ouro com pingentes e dois cartões bancários, sob a alegação de que os objetos precisavam ser abençoados. Durante o ritual fictício, a suspeita simulou guardar as correntes e os cartões em uma peça de roupa e orientou a vítima a não a abrir até o sábado seguinte, sob pena de quebrar a suposta proteção. Assim que a mulher deixou o local, a vítima percebeu que os objetos haviam sido furtados. O homem permaneceu no interior do veículo durante todo o crime.

Crime em Valentim Gentil (19/09/2024)

Já em Valentim Gentil, no dia seguinte, a mesma mulher abordou outra vítima, utilizando o mesmo método de falsa benção. Alegando que o marido da vítima poderia sofrer um grande mal, convenceu-a a entregar R$ 13.000,00 em espécie para que o dinheiro fosse “abençoado”. A vítima, que inicialmente não desconfiou do golpe, entregou o valor acreditando estar protegendo seu ente querido. A suspeita, então, furtou o montante e se evadiu do local. Mais uma vez, o homem ficou dentro do veículo durante toda a abordagem.

Prisão e Apreensões

Durante a abordagem em Barretos, os policiais constataram que a mulher usava uma das correntes furtadas em Paulo de Faria, a qual foi prontamente reconhecida pela vítima através de uma foto enviada pelos investigadores. Foram encontrados também com os suspeitos R$ 3.000,00 em espécie e diversos objetos de valor, como pulseiras, anéis e brincos, todos aparentemente de ouro. Além disso, dois celulares e uma máquina de cartão de crédito foram apreendidos.

Em depoimento informal, a mulher confessou a autoria dos crimes, relatando detalhes das abordagens e confirmando a dinâmica dos golpes. O homem, por sua vez, negou envolvimento, alegando desconhecer a prática criminosa.

Os suspeitos foram autuados por furto qualificado mediante fraude e concurso de pessoas, e agora estão à disposição da Justiça. A mulher será removida para a Cadeia Pública de Bebedouro e o homem para a Cadeia Pública de Colina.

A Polícia Civil de Barretos permanece à disposição de eventuais vítimas que tenham sido lesadas pelo casal, solicitando que entrem em contato com a Delegacia de Investigações Gerais para fornecer informações e auxiliar na identificação de possíveis novos crimes.