MERGULHADORES E PESCADORES PROFISSIONAIS SÃO AUTUADOS PELA POLÍCIA AMBIENTAL NOS RIOS PARDO E GRANDE EM GUAÍRA E COLÔMBIA
A Polícia Militar Ambiental confirmou que realizou na quarta-feira (30), a Operação Pré-Piracema, nos Rios Pardo e Grande na região de Barretos, tendo como objetivo a prevenção e a orientação com relação às boas práticas de pesca nos últimos dias que antecedem a Piracema.
A equipe através do tenente R. Silva, cabo Dos Reis e soldado Giacomini durante patrulhamento náutico na confluência dos rios Pardo e Grande em Colômbia, deparou com mergulhadores realizando pesca em local proibido.
Eles foram abordados enquanto estavam no rio e em um barco motorizado em uma área proibida para pesca por 500 metros em todas as direções, conforme estabelece o art. 2º inciso II alínea “c” da Instrução Normativa IBAMA 26/2009.
Embora não tivessem capturado peixes, infringiram o art. 35 da Resolução SIMA-05/21 e receberam sanção de advertência.
A embarcação, o motor de popa e os petrechos de mergulho foram apreendidos, mas temporariamente depositados aos infratores até a definição de sua destinação final em dezembro, no atendimento ambiental, para o qual foram intimados.
Em outra ocorrência no Rio Pardo no município de Guaíra, a equipe deparou com 02 pescadores profissionais cometendo infração ambiental mediante utilização de método não permitido com redes dispostas a menos de 150 metros uma das outras.
Foram recolhidas e apreendidas 3 redes, 1 embarcação e 1 motor de popa, e 8,4 kg de pescado nativo.
Diante das circunstâncias, foram elaborados administrativamente em desfavor dos envolvidos, dois autos de infração ambiental, baseado no artigo 35 da resolução SIMA-05/21, com sanção de R$1.168,00 para cada um, e o pescados doados em entidade filantrópica.
Fonte: O Diário