QUADRILHA ESPECIALIZADA EM FURTOS EM IMÓVEIS FECHADOS ADMINISTRADOS POR IMOBILIÁRIAS É DESMANTELADA EM BARRETOS. UM SUSPEITO FOI PRESO

 A Polícia Civil, por intermédio da Polícia Judiciária de Barretos (CPJ), apurava cinco furtos qualificados e associação criminosa, ocorridos nos meses de outubro e novembro deste ano, em detrimento de imóveis desabitados e administrados por imobiliárias sediadas em Barretos, sendo identificado o mesmo modus operandi entre os casos.

Em linhas gerais, o esquema funcionava da seguinte forma: alguns membros da associação criminosa eram responsáveis por realizar a pesquisa prévia de casas de alto padrão, nos sites das imobiliárias e redes sociais. Selecionados os imóveis de interesse, um dos suspeitos se dirigia à imobiliária e solicitava uma visita, sob o pretexto de realizar possível contrato de locação.

A partir de então, esse indivíduo providenciava cópia da chave, devolvendo a original na imobiliária. No mesmo dia, o grupo criminoso retornava aos imóveis durante a madrugada, onde invadiam as casas com emprego das chaves falsas.

Os investigados furtavam, principalmente, motores e filtro de piscina; motores elétricos de portão; ar-condicionado; luminárias; armários de parede, fogão do tipo cooktop e fiação elétrica. Estima-se que o prejuízo às imobiliárias seja superior a R$ 20.000,00 (vinte mil reais).

Após intensa investigação, foi possível realizar a identificação do principal suspeito. O Delegado de Polícia responsável representou ao Poder Judiciário pela decretação de prisão temporária e expedição de mandado de busca e apreensão.

Acolhido o pedido, deflagrou-se, nesta data (28.11) a operação policial para cumprimento da ordem judicial. O suspeito, de 20 anos de idade, foi preso em sua residência, no bairro Los Angeles, onde foi localizado e apreendido parte do material subtraído, cujos objetos, uma reconhecidos, serão restituídos aos respectivos proprietários.

Na mesma oportunidade, deu-se a apreensão de um veículo utilizado para transporte dos produtos furtados; telefone celular do suspeito, computador, cópias de chaves e outros itens de interesse investigativo. O preso será encaminhado à Cadeia Pública de Colina, onde permanecerá à disposição do Juízo.

As investigações prosseguem, para identificação completa de todos os integrantes do grupo criminoso, e recuperação dos demais itens furtados.