SOLTAR FOGOS COM BARULHO FAZ MAL PARA ANIMAIS E HUMANOS. EM GUAÍRA (SP) PRÁTICA É PROIBIDA POR LEI

A chegada do Ano Novo é um momento de celebração, mas para muitos animais, especialmente os domésticos, e para parte da população, os fogos de artifício podem transformar essa data em uma experiência traumática. Pensando nisso, o Departamento de Zoonoses e Bem Estar Animal, o Departamento de Posturas e o Zoológico Joaquim Garcia Franco estão conscientizando a população sobre os perigos do uso de fogos de artifício com barulho.

No ano passado, o Zoológico Joaquim Garcia Franco registrou casos de animais que morreram em decorrência do estresse causado pelos barulhos intensos dos fogos. Essa realidade reforça a importância de adotar medidas que garantam a segurança e o bem-estar de todos, incluindo os animais.

Lei

É importante lembrar que a Lei Municipal nº 9.2899/2019 proíbe a comercialização e o uso de fogos de artifício com barulho em todo o município de Guaíra. A medida visa proteger a saúde pública e o meio ambiente, além de garantir a tranquilidade de animais e pessoas mais sensíveis ao ruído, como bebês, idosos e pessoas com doenças, como autismo.

Denuncie

Caso você presencie o uso de fogos de artifício com barulho, denuncie. A Guarda Civil Municipal pode ser acionada pelo telefone 199 e a Polícia Militar pelo 190. Sua denúncia é fundamental para garantir o cumprimento da lei e a proteção de todos.

Opções

Existem diversas formas de celebrar a chegada do Ano Novo de forma segura e divertida, sem a necessidade de usar fogos de artifício. Que tal organizar uma festa com música, luzes e brincadeiras? Ou então, aproveitar a noite para observar as estrelas e fazer um pedido?