PREFEITURA DE BARRETOS DÁ INÍCIO A MUTIRÃO DE LIMPEZA EM TODA CIDADE

Começou na manhã desta quarta-feira, 15, o grande Mutirão de Limpeza promovido pela Prefeitura da Estância Turística de Barretos. A ação, que conta com o apoio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), da iniciativa privada e de voluntários, abrangerá toda a cidade com serviços de roçada, capina e recolhimento de materiais inservíveis descartados pela população em suas calçadas.

O prefeito Odair Silva, acompanhado da primeira-dama, Roselaine Guimarães, do vice, Mussa Calil Neto, e de secretários municipais, fez questão de acompanhar o início dos trabalhos no almoxarifado da prefeitura. “Vamos arregaçar as mangas, ir pra cima e fazer tudo o que for possível para evitar que a gente tenha mortes por dengue, evitar o colapso do setor de saúde como no ano passado, com a Santa Casa e a UPA lotadas. Isso nós não podemos aceitar que aconteça este ano. Quero agradecer a todos que colocaram equipamentos e funcionários à disposição do mutirão e aos voluntários que tomaram a iniciativa de participar”, enfatizou.

Apoio da Câmara

O presidente da Câmara Municipal, vereador Luis Paulo Vieira, o Lupa, falou em nome de todos os vereadores e destacou a importância da parceria entre os poderes Executivo e Legislativo em ações como esta. “É uma felicidade muito grande ver a mobilização que está acontecendo hoje aqui. Tanto sociedade civil, quanto poder público, engajados nessa sequência de trabalhos que se deu agora a partir do dia 1º, com a nova gestão do Odair Silva, mostrando o que nós temos aí para os quatro anos subsequentes. Quero dizer que o Poder Legislativo, pela Câmara Municipal, está engajado juntamente com o prefeito, para que nós possamos ter aqui um trabalho associado entre Executivo e Legislativo”, disse.

Prevenção

A prevenção de doenças, como as causadas pelo mosquito Aedes aegypti (Dengue, Chikungunya e Zika), é um dos principais objetivos do mutirão. “Hoje se inicia uma onda pra que a gente possa minimizar o impacto da dengue em Barretos. A intenção é tirar o criadouro. Vamos entrar nas casas, pulverizando o veneno para matar os mosquitos e reduzir a procriação nas próximas chuvas, e com isso tentar atenuar o pico de incidência de casos de dengue pelos meses de abril e maio. Vamos conversar com a população, explicar o porquê desse mutirão e pedir engajamento de cada um”, reforçou o secretário municipal de Saúde, Kleber Rosa.

Após o acolhimento no Almoxarifado, quatro equipes se espalharam pela cidade para iniciar o arrastão. O trabalho deve se estender até sábado, dia 18.