VEREADOR ANDRÉ GREGÓRIO DIZ QUE JÁ HAVIA ALERTADO PARA RISCO DE EPIDEMIA DE DENGUE EM GUAÍRA. EM NOTA, PREFEITURA AFIRMA QUE SEMPRE FEZ O COMBATE À DOENÇA

Em release distribuído a imprensa nesta sexta-feira, 21, a assessoria da Câmara Municipal afirma que em 12 de janeiro de 2024, o vereador André Gregório apresentou ao prefeito municipal a indicação nº 31, solicitando um estudo de viabilidade para a realização de ações preventivas e nebulização por veículos contra os criadouros do mosquito da dengue nos bairros de Guaira. Na época, o vereador já demonstrava preocupação com o aumento dos casos e alertava sobre o risco de uma epidemia na cidade.

De acordo com o release, agora, mais de um ano depois, Guaira ultrapassa 700 casos confirmados da doença, e somente agora a prefeitura iniciou a nebulização para combater a proliferação do Aedes aegypti. O vereador André GREGORIO reforça a importância de medidas preventivas continuas e rápidas para evitar que a população sofra com surtos como o atual.

“A saúde pública precisa de planejamento e ação antecipada. Há um ano, já apontávamos a necessidade dessa medida para proteger nossa população. Continuamos cobrando soluções e lutando para que nossa cidade tenha um combate eficiente contra a dengue”, destacou o vereador.

Além de fiscalizar e cobrar ações do poder público, André Gregório diz que “mantem um compromisso permanente com a comunidade, ouvindo as demandas da população e trabalhando para que os serviços essenciais sejam prestados com qualidade e eficiência. Sua atuação tem sido pautada na defesa da saúde, do bem-estar e da melhoria da qualidade de vida dos guairenses”.

Segundo o release, a nebulização, iniciada pela prefeitura, deve alcançar os bairros da cidade nos próximos dias. A população também pode colaborar eliminando recipientes com agua parada e reforçando os cuidados preventivos. É essencial verificar as calhas dos telhados, que muitas vezes acumulam agua sem que os moradores percebam. A limpeza regular das calhas evita o acúmulo de folhas e sujeira que podem obstruir a passagem da agua, criando um ambiente propício para a reprodução do mosquito.

André Gregório afirma que segue acompanhando a situação e seguirá cobrando medidas eficazes para conter o avanço da dengue no município.

Outro lado

Em nota, a prefeitura de Guaira informou que “nunca cessou o trabalho dos agentes do controle de vetores, com a eliminação de criadouros, com as orientações e inspeções de casa a casa e a limpeza dos Serviços Urbanos, e que vem tentando a nebulização com o Estado, porém, sem sucesso, pelo alto número de imóveis fechados (mais de 35%), o que não possibilitou a aquisição destes equipamentos através do governo estadual, entre outras necessidades”.

Segue a nota, “dessa maneira, diante do cenário nacional da crise epidêmica da dengue, que tem assolado todos os municípios, a prefeitura fez a aquisição do equipamento de nebulização com recursos próprios que está sendo utilizado neste mutirão da dengue, juntamente com ações de bloqueio e controle, com o eficiente trabalho de todos os servidores públicos envolvidos”.

A prefeitura esclarece ainda que “além disso, como ainda há um número muito alto de residências fechadas, é necessário frisar que, apesar da utilização da nebulização, ela atinge apenas os mosquitos alados, na fase adulta, assim, é imprescindível que as pessoas abram suas residências aos agentes, para que os mesmos façam a inspeção e também contribuam com este combate, eliminando qualquer tipo de criadouro do mosquito”.