GCM DE GUAÍRA PASSA POR TREINAMENTO PARA RECEBER PORTE DE ARMA DE FOGO


A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guaíra está prestes a concluir o curso de porte de arma de fogo. A GCM guairense já portou armamento letal há anos atrás, mas com o advento da Lei do Desarmamento, Lei Nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003, criada pelo Governo Federal, foram impostas uma série de regramentos que desarmaram diversas guardas municipais, dentre elas de Guaíra.
Em recente entendimento, o Supremo Tribunal Federal reconheceu o direito a utilização de armas de fogo pelas Guardas Municipais do país, desde que alguns critérios fossem cumpridos, dentre eles o curso de capacitação para uso dos equipamentos letais.

Nos últimos dias, os guardas municipais de Guaíra participaram de um rigoroso curso teórico e prático, através de convênio com o município de Bebedouro. As aulas teóricas foram realizadas em Guaíra, enquanto os exercícios de tiro ocorreram no CDP de Taiúva (Estande de Tiro da Polícia Penal), garantindo a qualificação completa dos agentes.
Com a capacitação concluída, os guardas municipais de Guaíra aguardam a liberação da Polícia Federal para receberem seus números de licença de porte. A Prefeitura de Guaíra já providenciou a compra das armas e munições para que os profissionais estejam equipados para atender as demandas população.