PREFEITURA CONFIRMA 5 MORTES POR DENGUE EM GUAÍRA E MAIS DE 2 MIL CASOS DA DOENÇA EM 2025
A reportagem do Portal Guaíra Informa solicitou no início da noite desta quarta-feira, 23, por meio do Departamento de Comunicação, informações à Prefeitura de Guaíra sobre a situação da dengue, em 2025, no município.
Os números são alarmantes. De acordo com o relatório, ao qual o Portal Guaíra Informa teve acesso. de janeiro até agora aconteceram 4.813 notificações da doença.
Desse montante, 2.011 notificações foram descartadas, 2.038 foram confirmadas de contágio por dengue e, outras 774 estão em investigação aguardando resultados de exames.
O dado que chama a atenção, é que foram confirmadas 5 mortes em decorrência da doença, tendo mais 1 óbito em investigação e 2 descartados.
Em Barretos, município com duas vezes maior população que Guaíra, foram confirmadas, nesta semana, pela Secretaria de Sapude, duas mortes causadas pela doença no mesmo período.
Ainda de acordo com esse relatório, 3 pessoas estão internadas na enfermaria da Santa Casa de Guaíra.
De acordo com o Departamento de Comunicação da Prefeitura de Guaíra, o número elevado de confirmações de óbitos deve-se ao represamento da análise dos testes das vítimas que devem ser feitas pelo Instituto Adolfo Lutz, o que consome demasiado tempo, sendo os resultados cumulativos quando liberados.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Governo de São Paulo, os principais sintomas de cada fase da dengue são os seguintes:
Dengue sem sinais de alerta
Os primeiros sintomas começam, em média, cinco dias após a picada do mosquito transmissor do vírus da dengue, o Aedes aegypti – esse período é chamado de incubação. São eles:
Febre alta (40°C)
Forte dor de cabeça
Dor atrás dos olhos
Náusea
Vômitos
Manchas vermelhas na pele
Dengue com sinais de alerta
Os sintomas podem se agravar ao fim da primeira semana e ficarem piores em uma pequena fração de pessoas. Estes casos devem ser tratados com atenção porque podem evoluir rapidamente para dengue grave. Os sintomas da dengue com sinais de alerta são:
Dor abdominal intensa
Vômitos persistentes
Respiração ofegante
Sangramento de mucosas
Fadiga
Vômito de sangue
Desidratação e sensação de boca seca
Pele pálida
Fraqueza
Sonolência
Cansaço excessivo
Diminuição da temperatura do corpo
Aumento repentino do hematócrito (porcentagem de hemácias)
Queda abrupta de plaquetas
Hipotermia
Dengue grave
Se não forem tratados, os sintomas de dengue com sinais de alerta podem evoluir para manifestações mais graves. Isso ocorre em uma pequena parcela dos infectados, quando comparado à incidência total da doença. Nessa fase, somam-se alguns sintomas aos da dengue com sinais de alerta:
Febre hemorrágica da dengue (extravasamento do plasma sanguíneo, que causa hemorragias severas)
Síndrome do choque da dengue (colapso circulatório e falência múltipla dos órgãos).
#Matéria Portal Guaíra