COM HISTÓRICO RECENTE DE DISCUSSÕES ACALORADAS, CÂMARA DE GUAÍRA REALIZA MAIS UMA SESSÃO ORDINÁRIA NESTA TERÇA-FEIRA, 23
A Câmara Municipal de Guaíra realiza nesta terça-feira, a partir das 19 horas, mais uma sessão ordinária sob a presidência do vereador Jorge Uatanabi do Prado. As reuniõesrecentes têm se notabilizado por discussões acaloradas e ataques entre parlamentares.
Na Ordem do Dia, os vereadores apreciarão importantes projetos encaminhados pelo Poder Executivo e pela Mesa Diretora da Câmara.
Entre as matérias em pauta está o Projeto de Lei nº 33/2026, que estabelece as Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro de 2027, definindo as metas e prioridades que irão nortear a elaboração do orçamento municipal do próximo ano.
Também serão votados projetos que autorizam a abertura de créditos especiais destinados ao fortalecimento de serviços públicos. O Projeto de Lei nº 37/2026 prevê a aplicação de R$ 13,2 mil para aquisição de equipamentos e materiais permanentes para o CAPS, utilizando recursos de emenda parlamentar do deputado Vicentinho. Já o Projeto de Lei nº 39/2026 destina R$ 100 mil para custeio da Atenção Básica em Saúde, por meio de emenda parlamentar do deputado Guilherme Derrite.
Na área social, o Projeto de Lei nº 40/2026 autoriza a abertura de crédito de R$ 10,3 mil para aquisição de materiais de consumo e permanentes destinados ao Departamento de Proteção Básica da Assistência Social, com recursos oriundos de emenda parlamentar do deputado Márcio Alvino.
A pauta inclui ainda os Projetos de Lei nº 04 e nº 05/2026, ambos de autoria da Mesa Diretora da Câmara Municipal, que tratam da suplementação de dotações orçamentárias, totalizando R$ 335 mil para adequações e reforço das dotações do Legislativo.
Os vereadores também analisarão o Projeto de Resolução nº 10/2026, que dispõe sobre a organização do Arquivo da Câmara Municipal, estabelecendo o Plano de Classificação e a Tabela de Temporalidade de Documentos, medida que busca aprimorar a gestão documental e a preservação da memória institucional do Poder Legislativo.
O presidente da Câmara, vereador Jorge Uatanabi do Prado, convida toda a população para acompanhar os trabalhos legislativos. “A participação dos cidadãos é fundamental para fortalecer a democracia e aproximar a comunidade das decisões que impactam o município. Convido todos os guairenses a acompanharem a sessão presencialmente ou pelos nossos canais de transmissão”, destacou o presidente.